Lê a nossa página e vê o que fazemos!

29 fevereiro, 2016

Exposição EMRE - Mundo Bíblico e a sua Situação na Atualidade


 O foco centra-se no contexto bíblico e a abordagem trata tanto o passado, como a situação do presente e a atuação no futuro.
 Os objetivos delineados são: 
- dar a conhecer temas chave do mundo bíblico; 
- compreender a situação do mundo bíblico em algumas comunidades educativas da Grande Lisboa.


A primeira parte, o mundo bíblico de hoje pretende analisar questões de geografia, história e cultura bíblicas; a segunda parte, investiga representações do mundo da Bíblia em Portugal e em Israel e, a terceira parte, apresenta propostas de ação para a interrogação Mundo Bíblico, que fazer com esta memória?
 O Mundo Bíblico tem relevância educacional a vários níveis, tanto na educação básica, como na formação contínua. O problema abordado tem ainda importância social, visto que  os Textos  Bíblicos e os seus Mundos são parte integrante dos alicerces da sociedade.

O itinerário pelo MUNDO BÍBLICO é um desafio que pode ser comparado a um caminho por terrenos variados, cheios de trajetos diferentes. O espaço é largo, o tempo a percorrer é vasto e as culturas a conhecer são diversas, pelo que se trata de uma aventura fascinante, pois ela vai ao encontro da memória. É uma lembrança que ainda existe na atualidade e que busca novas formas de recordação.








22 fevereiro, 2016

Formação em Word


A Biblioteca Escolar é um espaço onde se presta um serviço pedagógico cujo papel principal é contribuir para a formação, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que melhorem o desempenho e concorram para a formação integral do aluno. Neste contexto surgiu a oportunidade de proporcionar aos alunos uma formação básica em Word, tentando conjugar os horários das professoras formadoras e dos alunos. Com os alunos do 5º ano, esta formação decorreu na hora de Educação Tecnológica.
















Decorreu de janeiro a março, sendo o balanço bastante positivo, com as turmas a considerar que são capazes de elaborar um trabalho autónomo, embora ainda subsistam algumas dúvidas sobre a aplicação de ferramentas do programa o que será naturalmente colmatado com a prática e a utilização diária.