Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

21 junho, 2016

"Laboratório do Contador de Histórias" - Rodolfo Castro

Esta formação denominada “Laboratório do Contador de Histórias”, decorreu de janeiro a abril, dinamizada pelo formador e investigador Rudolfo Castro, que ao motivar os professores deste agrupamento para a leitura, impulsionou outras abordagens perante os textos, que podem ser enriquecidas através de um outro olhar. 
Ler não é apenas interpretar, olhar um discurso, juntar palavras para as ouvir ou para ser ouvido, mas também vivenciar o texto, dar-lhe vida através da entoação, do ritmo, da sensibilidade sentida e comunicada enquanto se lê. 
Conseguiu-se uma formação ativa e informal, conducente ao debate e à interiorização de alguns aspetos ou novas abordagens, que irão acompanhar futuramente os participantes nas suas leituras, individualmente ou em grupo. 
Os temas orientadores desta ação foram: um olhar sobre a leitura, criar propostas de leitura, formas de aproximação ao livro, formas de ler, de selecionar livros, refletir sobre práticas de leitura, crítica, opiniões, sugestões de leitura e refletir sobre a diferença.




Sem comentários:

Enviar um comentário