Lê a nossa página e vê o que fazemos!

27 outubro, 2015

Receção aos alunos do 5º ano

No decorrer dos meses de setembro e outubro, os alunos do 5ºano realizaram visitas guiadas à Biblioteca Escolar, percorrendo todos os seus espaços.Tomaram conhecimento de todas as regras de funcionamento da BE, da utilização dos computadores e da organização dos livros.No final de cada visita, foi-lhes disponibilizado um jogo, de modo a que os alunos interiorizassem e consolidassem as regras.


26 outubro, 2015

Formação/ Workshop em e-books

Decorreu nas instalações da Escola Básica Ferreira de Castro, no passado dia 26 de outubro uma formação de curta duração sobre construção de e-books, coordenada pela Drª. Teresa Castanheira, professora bibliotecária da Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, no âmbito de uma parceria entre bibliotecas.
Teve como objetivo primeiro a possibilidade de desenvolvimento, por parte dos professores/ formandos presentes, de mais uma capacidade de utilização das TIC de modo integrado e com sentido pedagógico para o desenvolvimento da escrita e da leitura junto dos alunos.
Assim, através do recurso ao "Storyjiumper", criaram-se textos digitais e foram indicados modos de utilização desta ferramenta para o desenvolvimento da escrita e leitura de textos pelos alunos.
A metodologia empregue nesta ação foi muito adequada, o seu conteúdo revelou-se muito útil para aplicação na prática letiva da maioria dos docentes/ formandos presentes.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

A comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares tem contribuído para a valorização das Bibliotecas Escolares no seu trabalho através da articulação curricular nas várias disciplinas, em prole da promoção das literacias, do estabelecimento de parcerias e da gestão do espaço.

A Biblioteca Escolar não pode, tão somente ser considerada como um espaço de leitura e consulta de livros mas também como um espaço de pesquisa, para realização de trabalhos, visualização de DVD's, de exposições, de conferências, para audição de contos/ música entre outras atividades.

Constitui um centro de recursos, fonte de conhecimento, de partilha de saberes, alargada à comunidade, contribuindo para a formação integral e plena do indivíduo.

Com esta comemoração pretendeu-se dar a conhecer a organização da BE, a Classificação Decimal Universal, indicar como consultar/ manusear um livro, promover a literacia e a educação para a participação numa atividade.

As atividades desenvolvidas foram consideradas muito boas, em termos de interesse, duração e interação.

Os alunos ficaram sensibilizados para a necessidade do contacto, manuseamento e consulta de livros, aquando da necessidade de efetuar pesquisa e/ ou trabalhar informação, ao invés de recorrerem unicamente à internet.









12 outubro, 2015

Semana da Alimentação

A atividade alusiva à comemoração da semana da alimentação que decorreu entre os dias 12 e 16 de outubro teve como principal objetivo contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares e da saúde. 
O balanço da sua realização permitiu-nos concluir que os objectivos  estipulados para esta atividade foram atingidos. A maioria dos alunos considerou esta ação muito interessante. 
Considera-se assim que durante esta semana as várias componentes lúdicas e pedagógicas foram bem coordenadas tendo sido possível  receber  todas as turmas do segundo ciclo e ainda mais de metade das turmas do terceiro ciclo. Estas últimas turmas participaram através da apresentação de trabalhos que elaboraram e que ficaram expostos no Átrio A e Biblioteca da escola.






01 outubro, 2015

Dia Internacional da Música

No dia 1 de outubro, a Biblioteca Escolar celebrou o Dia Internacional da Música. Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os alunos para a música, a valorização da sensibilidade auditiva na biblioteca e a melhoria da concentração através de exercícios de interiorização da altura dos sons e  partilhar experiências.

Os alunos consideraram a atividade divertida e interessante a possibilidade de praticar o canto num espaço diferente da sala de aula.