Lê a nossa página e vê o que fazemos!

28 abril, 2014

25 de Abril

Para comemorar o 25 de abril organizámos uma exposição de trabalhos dos alunos realizados nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e História.

 

Clube de Leitura

Para a próxima sessão de leitura , foi selecionado o livro "A Confissão da Leoa", de Mia Couto.
Da sinopse, retirámos o seguinte passo:
"[...] Os nossos jovens colegas trabalhavam no mato, dormindo em tendas de campanha e circulando a pé entre as aldeias. Eles constituíam um alvo fácil para os felinos. Era urgente enviar caçadores que os protegessem. Os caçadores passaram por dois meses de frustração e terror, acudindo a diários pedidos de socorro até conseguirem matar os leões assassinos. Mas não foram apenas essas dificuldades que enfrentaram. De forma permanente lhes era sugerido que os verdadeiros culpados eram habitantes do mundo invisível, onde a espingarda e a bala perdem toda a eficácia. Aos poucos, os caçadores entenderam que os mistérios que enfrentavam eram apenas os sintomas de conflitos sociais que superavam largamente a sua capacidade de resposta. Vivi esta situação muito de perto. Frequentes visitas que fiz ao local onde decorria este drama sugeriram-me a história que aqui relato, inspirada em factos e personagens reais."

Clube de Leitura

Foi no passado dia 4 que se realizou a sessão mensal do nosso Clube de Leitura.
Desta vez, leu-se e comentou-se a obra "A Capital" de Eça de Queiroz.
Da Sinopse, retirámos o seguinte passo:
 "Obra que Eça deixou inacabada – em parte por recear que fosse demasiado escandalosa para a sensibilidade dos seus contemporâneos - A Capital só viria a ser publicada postumamente, numa edição com cortes e acrescentos de autoria de José Maria d’Eça de Queirós, o filho do escritor. Daí o interesse de que se reveste a presente edição, cujo texto é substancialmente diferente do que até agora circulava. Nele descobrimos o deslumbramento, mas também a mordacidade queirosiana com que Eça retratou a «sua» cidade, através da sofisticada frivolidade dos meios sociais e das personagens que ainda hoje povoam o nosso imaginário quando evocamos a Lisboa de Novecentos."

26 abril, 2014

Feira Quinhentista

A Biblioteca Escolar participou na Feira Quinhentista, realizada no dia 24 de abril, com uma Feira do Livro sobre ervas medicinais e especiarias.

23 abril, 2014

A Hora do Conto

 

Foi no dia 2 de abril que se realizou mais uma sessão de “A Hora do Conto”, com a presença dos meninos da UAAM e do Ensino Estruturado.

A obra escolhida foi “O Alfabeto dos Bichos” de José Jorge Letria.

SAM_0314SAM_0322

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituído pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare e outros escritores que faleceram neste dia.
Deixamos-te aqui os Direitos do leitor, de Daniel Pennac:
Adicionar legenda

22 abril, 2014

Livros Objeto

A propósito da sessão de apresentação dos livros objeto de Martinho Torres, os alunos do 8º D puseram mãos à obra.
Aqui está o resultado:
SAMSUNG CAMERA PICTURES