Lê a nossa página e vê o que fazemos!

29 outubro, 2013

Um Provérbio Alimentar Tu Soubeste Inventar

 

Projeto Saber Mais

De 14 a 19 de Outubro, integrado na Semana da Alimentação promovida pela Biblioteca Escolar da Escola B 2,3 Ferreira de Castro, o Projeto Saber Mais dinamizou uma exposição sobre recomendações alimentares com cartazes da Administração Regional de Saúde do Norte do Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar. Os alunos de algumas turmas de 6º e 8º anos, nas disciplinas de Português (integrado no tema dos provérbios) e de História (integrado no tema dos novos alimentos trazidos pelos descobrimentos portugueses) foram ainda convidados a inventar e expor ditados populares sobre alimentação saudável, revelando os seus conhecimentos sobre a Roda dos Alimentos e a alimentação equilibrada.

Um Elétrico Chamado Desejo

 

Exposição Um Elétrico Chamado Deseym eletricojo – Projeto Saber Mais

Decorre na Escola B 2,3 Ferreira de Castro, desde o passado dia 27 de Setembro (Dia Mundial do Turismo) uma exposição sobre a história do Elétrico de Sintra e o seu testemunho na evolução da relação de Sintra com Colares e a Praia das Maçãs. Em parceria, o Projeto Saber Mais e o Departamento de Património Imaterial e Material da Câmara Municipal de Sintra, celebrando o turismo no município, levam alunos de turmas de 5º ao 8º ano a explorar a exposição numa perspetiva do depoimento histórico de coisas comuns, como um meio de transporte que trás a eletricidade a uma população nos princípios do século XX, serve os interesses de uma burguesia veraneante de há cem anos ou transporta a mercadoria saloia da população rural de Sintra. Hoje o elétrico de Sintra é um verdadeiro ex libris desta vila e por todos deverá ser experimentado numa viagem inesquecível.

28 outubro, 2013

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

 

Celebramos o Dia Internacional da Biblioteca Escolar com a homenagem à escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Várias turmas do 2º ciclo participam na atividade.

5 de Outubro – Dia da Implantação da República Portuguesa

 

image     Decorre no mês de Outubro na Biblioteca Escolar da Escola B 2,3 Ferreira de Castro uma exposição intitulada A 1ª República Portuguesa em Revista Centenária, que pretende divulgar a publicação Illustração Portugueza e os seus números de 1910, e todas as suas páginas em que foram notícia personagens e acontecimentos relacionados com a Implantação da República (de Outubro a Dezembro de 1910). Para reforçar as componentes de apoio ao currículo a Biblioteca Escolar com o Projeto Saber Mais, abriu as suas portas , a aulas para todos os alunos de 9º ano dinamizadas pelos professores de História, na integração curricular da Implantação da República Portuguesa de  1910.

image

01 outubro, 2013

Roteiro Histórico à Vila de Colares

 

Roteiro Histórico à Vila de Colares - Projeto Saber Mais

clip_image002O Projeto Saber Mais surge na Escola B 2,3 Ferreira de Castro como projeto integrador da prática educativa do Agrupamento sob enquadramento da Biblioteca Escolar. É um projeto que pretende ser uma estrutura de orientação educativa, direcionado para o apoio ao currículo, à informação e à cultura, como referência para a construção contínua da mudança educativa e pedagógica.

Neste sentido o Projeto Saber Mais realizou no passado dia 5 de Setembro uma visita de estudo para professores á vila de Colares no sentido da integração dos professores no meio envolvente do Agrupamento e no sentido de potenciar a exploração pedagógica do património histórico, cultural e natural do concelho. Esta atividade foi apoiada pelo serviço da Câmara Municipal de Sintra do Núcleo de Roteiros Culturais e contou com a orientação do Dr. João Rocha.clip_image002[8]

 
 

clip_image002[4]