Lê a nossa página e vê o que fazemos!

24 maio, 2012

Ferreira de Castro

Passaram 114 anos sobre o nascimento de Ferreira de Castro. Hoje, 24 de Maio foi dia de lembramos quem é o nosso patrono.
Clica em Ferreira de Castro e completa o questionário.

22 maio, 2012

O que é a Arte?

O que entendes por ARTE?
É difícil de responderes a esta pergunta, não é?


Na Biblioteca da nossa escola, está patente uma pequena exposição que te pretende ajudar a responder a esta questão. Aqui, são apresentados 3 pintores portugueses: Amadeu de Souza-Cardoso, Mário Eloy e Júlio Pomar.

Blogue do PNL: África Minha


Antecipando a comemoração do dia de África (dia 25 de Maio):

Blogue do PNL: África Minha:  http://www.youtube.com/watch?v=DANTmyx9mLs&feature=related

Blogue do PNL: The Great Gatsby

Blogue do PNL: The Great Gatsby:  http://www.youtube.com/watch?v=6YlKEGMcKHo

Blogue do PNL: AMOR DE PERDIÇÃOAdaptações cinematográficasAmor...

Blogue do PNL:
AMOR DE PERDIÇÃO

Adaptações cinematográficasAmor...
: AMOR DE PERDIÇÃO Adaptações cinematográficas Amor de Perdição (1943), de António Lopes Ribeiro Amor de Perdição (1979), de ...

14 maio, 2012

VIAJAR EM PORTUGUÊS: História de Portugal

VIAJAR EM PORTUGUÊS: História de Portugal: O Instituto Camões disponibiza um conjunto de livros sobre os reis de Portugal. http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/...

VIAJAR EM PORTUGUÊS: Tailândia / Portugal

VIAJAR EM PORTUGUÊS: Tailândia / Portugal: Este vídeo mostra-nos história da relação entre Sião (Tailândia) e Portugal, iniciada há 500 anos, desde a viagem de Vasco da Gama.

Back in Time

Este é o título de uma aplicação criada por portugueses que está no Top de Vendas de livros para iPads nos EUA. Este livro interativo conta a história do universo, desde o Big Ben até ao aparecimento do homem, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

11 maio, 2012

Vidas da Nossa História





A Marquesa de Alorna

Esta é a personagem histórica em foco,   na nossa biblioteca, durante esta semana.

Historial da Velha Mina (2)

   "Sorri certamente. Dir-se-ia que os ingleses de S. Domingos tinham mais olhos do que janelas um arranha-céus, para ver ao perto e ao longe; e mais ouvidos do que poros havia na minha pele.
     Pereira da Rosa perguntou-me se eu queria ir. Ele estava sentado na cadeira de rodísio e eu debruçado em sua alta secretária, de tampa corredia como um estore, dessas a que chamam de "ministro". Respondi-lhe que sim, mas não a simular de caixeiro-viajante, que tão grave problema não devia, em meu critério, ser tratado de maneira sensacionalista."

A Menina do Mar

A nossa homenagem ao músico Bernardo Sassetti, falecido hoje.
O músico compôs a música para este conto de Sophia de Mello Breyner.

10 maio, 2012

Os Mensageiros - Antologia de Fernando Pessoa

Sob a égide dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa a SevenMuses MusicBooks apresenta em livro e em disco a obra original Os Mensageiros, Antologia de Fernando Pessoa. Esta obra reúne artistas portugueses e brasileiros de vários quadrantes da cultura lusófona como a música, o cinema, o teatro ou a literatura. A introdução e antologia poética são de Luís Filipe Sarmento que revisita o essencial da obra poética do ortónimo Fernando Pessoa e dos heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. O CD contém 14 composições originais inspiradas na poesia de Fernando Pessoa de vários autores, cujo desafio foi abraçar a multiplicidade do poeta numa viagem entre a intimidade e a universalidade... Segue o teu destino (Fernando Pessoa / Samuel Lopes) Voz: Ângela Maria Piano: Tiago Machado Violoncelo: Tiago Vila

08 maio, 2012

Dia da Mãe

Estes são alguns dos objetos criados pela biblioteca, para celebrar o dia da mãe. São porta-chaves e marcadores que podem ser comprados na biblioteca.

Criar Laços

Decorreu na nossa biblioteca uma sessão de leitura da obra "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar", de Luís Sepúlveda, realizada pelos pais e alunos do 5º L. Criar Laços, é o tema do Projeto Curricular desta turma.

Hora do Conto


Realizou-se mais uma sessão de "A Hora do Conto". A professora Rosário Cuco leu os  contos "A Flor" de Ester de Lemos e "As Caixinhas" de Maria Alberta Menéres.

04 maio, 2012

Florbela

"Florbela" é um filme português sobre a vida da poetisa Florbela Espanca. Estreou a 8 de Março e é um dos filmes portugueses mais vistos até hoje.

Cravos Vermelhos

Bocas rubras de chama a palpitar,
Onde fostes buscar a cor, o tom,
Esse perfume doido a esvoaçar,
Esse perfume capitoso e bom?!

Sois volúpias em flor! Ó gargalhadas
Doidas de luz, ó almas feitas risos!
Donde vem essa cor, ó desvairadas,
Lindas flores d´esculturais sorrisos?!<

...Bem sei vosso segredo...Um rouxinol
Que vos viu nascer, ó flores do mal
Disse-me agora: "Uma manhã, o sol,

O sol vermelho e quente como estriga
De fogo, o sol do céu de Portugal
Beijou a boca a uma rapariga..."

Florbela Espanca in Trocando olhares (1916)