Lê a nossa página e vê o que fazemos!

22 julho, 2011

desculpa, mas quero casar contigo

Alex e Niki, mais apaixonados do que nunca, regressam do farol na ilha de Blu, onde passaram dias inesquecíveis. Niki reencontra as amigas, mas as Ondas vão deparar-se com grandes mudanças que irão pôr à prova a sua amizade. Alex retoma a sua antiga vida e aos seus velhos amigos. Flavio, Enrico e Pedro passaram de maridos tranquilos e seguros a ter de enfrentar muitas dificuldades que têm vindo a abalar os seus casamentos. E todas estas pessoas - homens e mulheres de diferentes idades -, cada uma à sua maneira, vão reflectir sobre o amor. O amor existe? A crise dos sete anos será mesmo verdade? Aqueles que dizem que o amor não pode durar mais de três anos têm razão? E a pergunta mais difícil: O amor pode durar para sempre? É então que Alex decide arriscar e pedir Niki em casamento…

Férias e Leituras

Com votos de boas férias e muitas leituras, aqui deixamos esta revista, repleta de boas sugestões de leitura. Clica no endereço: http://www.livroseleituras.com/web/


19 julho, 2011

Leitura a Duas Vozes

Pais e avós acompanharam os filhos e netos, na leitura de diversos contos.
A avó Irene e a neta Carolina leram "Os Ovos Misteriosos", de Luísa Ducla Soares.

"A Poesia Bate à Porta"

E de repente, bateram à porta da sala de aula. Abriu-se a porta e... entrou a Poesia! Foi o que aconteceu na nossa escola, na Semana da Poesia.

"Sons da Música"

Na semana da poesia, os alunos compuseram melodias, para acompanhar a leitura de poemas.


"O Castelo de Chuchurumel"

Os alunos do 2º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de ouvir a leitura do conto "O Castelo de Chuchurumel", de Luísa Ducla Soares. Esta actividade decorreu na Biblioteca.

Projecto Bib@intercâmbio










Intercâmbio entre as bibliotecas escolares da EB2,3 Ferreira de Castro e da EB2,3 Rui Grácio.
Os alunos das turmas envolvidas trocaram ideias e trabalhos sobre "A Adolescência e a Alimentação", a partir do livro "Dietas e Borbulhas" de Teresa Maia Gonzalez.

11 julho, 2011

Ferreira de Castro

No dia 24 de Maio festejámos a escola e o nosso patrono Ferreira de Castro, com muita alegria e animação, em todas as escolas do Agrupamento.
Da sua vasta obra, desta vez, destacamos "Emigrantes", que foi lida pelos alunos dos oitavos anos, turmas D e H.Para nos falar sobre ela, tivémos a presença do Dr. Ricardo Alves, Director do Museu Ferreira de Castro.
Foi muito interessante verificar que a procura de melhores condições de vida, continua a ser a principal causa que leva tanta gente a deixar a sua terra.

Richard Feynman

Stephen Hawking


Stephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton). Depois de atingir a idade limite para o cargo, tornou-se professor lucasiano emérito daquela universidade.

Hawking tem uma distrofia neuromuscular, semelhante à esclerose amiotrófica lateral, cuja condição se agravou ao longo dos anos, e o deixou quase que completamente paralisado.

A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

[TED pt_BR] Stephen Hawking: Grandes questões sobre o Universo (parte 1/2)

Edwin Hublle

Edwin Powell Hubble foi um astrofísico norte-americano que nasceu a 20 de Novembro de 1889, em Marshfield, no Missouri, Estados Unidos da América.
Na sequência das suas investigações, descobre em 1923 uma cefeida (estrela cujo brilho varia segundo um período bem determinado, que oscila entre algumas horas e uma semana). Hubble, em 1924, a partir dessa descoberta, demonstrou a existência de nebulosas extra-galácticas formadas por sistemas estelares independentes. Considerou que muitas nebulosas, aparentes, mais não eram do que galáxias exteriores à nossa. Observando as cefeidas conseguiu calcular a distância entre várias dessas galáxias, do género da Via Láctea. Em 1929, confirma a teoria da expansão do universo e anuncia que a velocidade entre duas nebulosas é proporcional à distância entre ambas. A relação entre estas grandezas ficou conhecida como constante de Hubble. Quanto mais afastadas estão da Terra, parecem distanciar-se com maior velocidade, facto no qual baseou a sua teoria do universo em expansão, que mais tarde outros astrónomos desenvolveram, como Eddington, de Sitter, Lemaître e outros.
Morreu em San Marino, Califórnia, em 28 de Setembro de 1953.
Em homenagem aos seus esforços e investigações em prol da astronomia, foi dado o seu nome ao primeiro telescópio espacial, o telescópio Hubble, colocado em órbita em 1990, com o objectivo de estudar o espaço sem as distorções provocadas pela atmosfera.

Ernest Rutherford


Ernest Rutherford nasceu em Helso, Nova Zelândia em 30 de Agosto de 1871.Estudou matemática e física.Foi professor de Físico-química na McGill University no Canadá e em Inglaterra na Manchester University. É considerado o pai da Física nuclear, pelas suas descobertas sobre o modelo atómico.Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Química devido ás suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioactivas.

Isaac Newton

Nasceu em Londres em 1643 e viveu até ao ano de 1727. Cientista, físico, químico, mecânico e matemático, trabalhou com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Descobriu várias leis da física sendo a mais importante a Lei da Gravidade.